Estudos Bíblicos

QUALIDADES DE UM BOM MISSIONARIO
MISSIONÁRIO
Relativo as missões, pessoas religiosas enviado para pregar uma missão evangélica.
Missão
Incumbência.



PREFÁCIO

MISSIONÁRIO
           A despeito da dignidade dos ministério que Deus tem confiado a muitos de seus servos, é de interesse divino, que o missionário(a) tenha em mente que ele é, nada mais, nada menos, do que um ser humano. Um ser humano que, como disse Paulo, alcançou de Deus a graça de ser fiel 1Co: 7. 25.


O MISSIONÁRIO COMO SER HUMANO
De princípio, devemos ver no missionário, alguém como agente. Alguém de carne e osso, alguém que espera ser compreendido, amado e ajudado, ele é uma pessoa como qualquer outra que conhecemos. Ele sorri quando está alegre, chora quando está triste, sente-se cansado após um exaustivo dia de atividade. Ele é esposo, pai como os demais. Como ser humano é dotado de naturais virtudes, porém, sujeito ao fracasso tanto quanto as demais pessoas. Por ser um ser humano o missionário deve sempre atentar para os seis itens que apresentamos a seguir.

1º _ Deve estar sob constante dependência e proteção divina. É o fraco escudado no forte. Só assim poderá estar seguro e permanente em pé no dia da adversidade.

2º_ Deve orar e vigiar para não cair em tentação. Muitos missionários, considerando verdadeiros campeões  nas batalhas do Senhor, por negligenciar a oração e vigilância, sucumbiram. Se expuseram ás setas inflamadas do maligno e caíram feridos sob a espada do diabo.

3º_ Deve conter seus impulsos carnais. Poucas áreas da vida do missionário exige tanto cuidado e vigilância quanto ao seu trato com os filhos de Eva. Por isto precisa ter cuidado para não se exceder nas suas ações e demonstrações de afeto com os homens ou mulheres.

4º_ Deve ter cuidado com o seu temperamento. O temperamento é a marca registrada de todo ser humano e serve para distinguir os indivíduos quanto ao comportamento ele é a parte inseparável da personalidade humana, e assim o será do nascimento á morte. Este fato, porém, não anula o cuidado que o missionário deve ter no sentido de disciplinar os seu temperamento, muitas das vezes incontrolável no trato com seus familiares e pessoas que o cercam. Para exercer perfeito controle sobre o seu temperamento, o missionário precisa permitir que o Espírito Santo o domine e o faça um exemplo digno de ser imitado.

5º_ Deve ter cuidado com a língua, evitando dizer tudo o que quer, pois, disse alguém que aquele que diz o que quer, terminará ouvindo  o que não quer, o mau uso da língua traz conseqüências  tão devastadoras, que um pensamento árabe diz que todos os dias, ao amanhecer, a língua saúda os demais membros do corpo, dizendo bom dia, companheiros, como vão vocês?  Muito bem, senti, respondem em conjunto os demais membros do corpo.

6º_ Deve ser sincero quando tiver de avaliar as suas intenções e ações, não se envergonhar de confessar em que falhou, e de corrigir o que errou.

A tendência natural do missionário cristão, de espiritualizar demasiadamente a sua vida e as suas atividades, muitas vezes o  tem  alienado de realidades perfeitamente harmônicas com a vida de missionário e ministro de Cristo. Esta tendência, lhe tem feito acreditar que uma vez estando ocupado com a sublime tarefa de salvar e conservar almas, não tem porque dar provas de uma autêntico cidadania e patriota. Desculpem-nos os que assim pensam, mas o que estão fazendo é dando prova de que lhes tem faltado a capacidade de estabelecer prioridades.

O fato de ser um missionário cristão, e estar empenhado com as coisas do reino do céu, não implica que o missionário tenha a perder a sua identidade  com  os interesses civis e patrióticos, nem com os interesses sociais da comunidade da qual é um elemento inseparável, pelo contrário;

1º_ Deve dar prova da sua cidadania celestial, amando mais a sua pátria, contribuindo para o seu progresso e para a sua paz;

2º_ Deve exceder com liberdade os seus direitos e cumprir com os seus deveres prescritos na lei e sua igreja;

3º_ Deve dar prova de denodo no trabalho e devoção a Deus, não só no sentido de conduzir almas perdidas a ele, mas também cooperar no sentido de que a sociedade seja encaminhada a alcançar o ideal da justiça, da paz e da ordem.


O MISSIONÁRIO E SEUS COLEGAS DE MINISTÉRIO
O sucesso ministerial do missionário cristão é resultante duma série de fatores, os quais é impraticáveis mencioná-los na sua totalidade aqui. Queremos enfatizar, porém, que, todas as vezes que você se ver diante dum missionário que goza dum bom relacionamento com os seus colegas de ministério, que o missionário cristão queira ou não, a posição que Deus lhe designou sobre os destinos da sua igreja, o faz um líder. E para exercer essa liderança com proficuidade, ele precisa atinar para o seguinte:

1-Tratar bem o seu pastor na qualidade de um homem de Deus. Porque ele é participante das responsabilidades superior do ministério que Deus lhe confiou.

2-Nunca tomar decisões afetas à igreja e ao interesse da obra de Deus, sem prévia consulta com seu pastor. Uma vez tendo o apoio dele. Pode pô-las em execução na certeza de ter o apoio dele até o fim; do contrário, terá o contra dele até o fim; do contrário terá o contra dele até o fim.

3-Não force o seu pastor tomar decisões só porque estas lhe parecem as melhores, ouça-o, levando em consideração as opiniões dele.

4-Evitar liderar por decretos, se quiser continuar gozando da amizade do seu pastor.

5-Não se constitua consciência do seu pastor.

6-Evite falar mal do seu pastor, principalmente na sua ausência.

7-Caso descubra que tratou mal o seu pastor, tenha a humildade de pedir-lhe perdão diante da congregação. Esta é uma forma de dar exemplo aos demais missionário e crentes em geral.

8-O ministério missionário exige não apenas coragem, mas também senso de responsabilidade, de amor e paciência, de alegria e de abnegação, de ordem, de humildade, se este ministério for mal exercido, será a ruína do missionário.


O sucesso ministerial de um missionário depende do seu bom relacionamento não só com o seu pastor, mas também com os demais missionários seus conhecidos que, ainda que não trabalhem consigo, no entanto, nalgum outro lugar estão empenhados também nas lides do ministério cristão. Para que este bom relacionamento seja mantido, é imprescindível que o missionário atente para o seguinte:

a)      Não fale, nem aceite que qualquer outra pessoa fale mal do seu pastor ou de seu colega de ministério, na sua presença.
b)     Se você teve algum motivo de aborrecimento com um colega de ministério, evite usar o púlpito para desabafos contra ele, pelo contrário, procure-o pessoalmente e ponha ao problema
c)      Mostre-se voluntarioso para ajudar os colegas que por ventura estejam sofrendo algum tipo de problema em seus campos, principalmente os que moram mais perto. Sempre que se lhe oferecer a oportunidade, visita-os. Nessas circunstancias a visita de um missionário amigo sempre ajuda muito.
d)     Evite a fama de brigão, grosso, mal-educado e intransigente com seus colegas. Antes de julgar a ação do seu colega, pergunte a si mesmo: O QUE EU TERIA FEITO ESTANDO NO LUGAR DELE?.

Evidentemente você sempre terá alguém que se lhe oporá, isto é parte quase que inseparável do seu trabalho, por nobre que seja a responsabilidade dos governantes e magistrados deste mundo, jamais será  igualado em significado a responsabilidade de um ministro conscientemente chamado por Deus. É que aqueles tratam dos bens necessário, mas passageiros, das nações; enquanto que ao missionário é dado administrar os bens duráveis, ligados aos interesses de Deus concernente a alma eterna dos homens. O que ministério missionário faz, tem implicações no céu, na terra e no inferno. Como cooperador de Deus (1Co: 3. 9) e embaixador de Cristo (2Co: 5, 20), o ministério missionário se constitui no maior instrumento humano, destinado pela providencia divina como benção para o mundo. A missão que Deus confiou aos missionários se reveste de tanta dignidade, que os próprios anjos de Deus anelaram tomá-la sobre os ombros 1Pe 1. 12, infelizmente não poucos missionários hoje, estão alterando o significado do ministério que Deus lhe deu, descentralizando- o de Cristo e fazendo  deles mesmos principio e a razão de ser deste ministério, é contrário às escrituras e não contribui para a honra de Deus, diante do qual mais cedo ou mais tarde todos os bons ou maus missionários hão de prestar contar contas.

Que Deus Abençoe o Seu Ministério

Fonte: Vários Livros Teológicos